Inclusão social é “tendência” nos processos seletivos em grandes empresas do Brasil

Todas as empresas brasileiras e também do mundo todo, buscam aumentar a sua produtividade, para assim amentarem os seus lucros. Mas, hoje o que tem se tornado tendência entre as empresa é a inclusão social. Principalmente, vem0s isso nos processos seletivos. Veja mais detalhes sobre isso, a seguir.

Inclusão social é “tendência” em grandes empresas do Brasil

Muitas empresas estão aderindo a inclusão social nos seus processos seletivos. Mas, o que muitas não sabem é que já aderem a essa inclusão por muitos anos e ainda não sabem disso.

Com certeza na sua empresa já existem diferentes perfis na empresa, como diferentes faixas etárias, etnias ou até diferentes classes sociais, sem contar pessoas com deficiências físicas, como cadeirantes e pessoas com outras necessidades especiais.

O que tem diferenciado é a forma como anunciam as suas vagas. Por exemplo, as vagas estão sendo anunciadas de forma específica, como por exemplo vagas para Jovem Aprendiz em 2021. Elas são destinadas exclusivamente a jovens em idade escolar.

Outras empresas especificam se as vagas são para cadeirantes, ou PCD.

Essas especificações são importantes na hora do processo seletivos, pois, somente as pessoas certas procuram pelas vagas, e tanto o empregador como o candidato as vagas não perdem tempo.

Mostre que a empresa se preocupa com a diversidade

Ainda no processo seletiva a empresa deve mostrar que se importa com a diversidade. Como fazer isso? Informando ao candidato qual é o posicionamento da empresa com respeito da diversidade.

Durante a entrevista, mostre ao candidato o que a empresa pensa sobre o assunto, e veja a reação dele. Pessoas que são resistentes ou que começam a expor sua opinião agressivamente, podem dar problemas futuramente, após a contratação.

Muitas empresa aplicam ainda testes e questionários sutis na hora da entrevista. Assim, já sabem como incluir o novo candidato na empresa, e ao mesmo tempo já descobrem as opiniões dos candidatos sobre o assunto.

Treine sua nova equipe

Depois da contratação, é importante fazer um treinamento com a equipe nova. Isso é importante porque muitos ainda não sabem ou não entenderem bem a questão da inclusão social.

Os preconceitos que ainda existem na pessoa, podem ser quebrados facilmente com treinamentos. Assim, todos vão se sentir a vontade dentro da empresa, a harmonia cresce e a produtividade também.

Por isso, faça a inclusão social na sua empresa também, e comece já pelo processo seletivo. Você só tem a ganhar com essa atitude!