Seu portal de notícias sobre o envelhecimento

Aposentado que ganha acima do mínimo não terá reajuste real em 2013

Pin It

 

 

Via Mídia News

 

 

A exemplo deste ano, os aposentados que ganham acima do salário mínimo não terão reajuste real, ou seja, acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), em 2013. A informação foi dada pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, nesta sexta-feira (13), ao comentar a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano.

Cerca de nove milhões de aposentados ganham mais do que um salário mínimo.

O documento está sendo enviado ao Congresso Nacional hoje. Até o momento, o governo vem prevendo uma variação de 4,5% para o INPC em 2013.

“Os aposentados que ganham acima do salário mínimo já têm assegurado por lei a inflação do ano anterior [medida pelo INPC]. Acreditamos que a política deva ser mantida. Os aposentados já têm uma política definida em lei, que consideramos que seja suficiente.O Brasil tem muitas prioridades, e os recurso publico é restrito. Há um enorme número de categorias que não têm sequer a reposição da inflação. Aos aposentados que ganham mais do mínimo, está assegurada a inflação. Nos parece que, frente aos enormes desafios que temos no país, acreditamos que isso seja suficiente”, declarou a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Cerca de nove milhões de aposentados ganham mais do que um salário mínimo. Para os aposentados que ganham um salário mínimo, o reajuste proposto pelo governo federal será de 7,35% em 2013, para R$ 667,75.

Estudo da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) mostra que a politica do governo, de conceder reajustes reais somente para os aposentados que ganham um salário mínimo, sem aumento acima da inflação para os que ganham mais do que disso, faz com que aposentadorias se aproximem, com o passar do tempo, ao piso (salário mínimo).

Share

Deixe uma resposta

%d blogueiros curtiram isso: