Seu portal de notícias sobre o envelhecimento

Curso de cuidador de idosos gratuito no RJ

Pin It

por Vanessa Pereira em GRZero

Não é qualquer pessoa que tem o cuidado necessário para trabalhar com idosos. Nesse segmento é preciso ter capacitação e gostar do que faz, para realmente dedicar-se e ter uma empatia com o paciente.

Para quem deseja aprender a cuidar de idoso, é recomendado um curso que ensine sobre as limitações e atividades que são necessárias na rotina de um idoso. Um cuidador de idosos deve estar preparado para identificar as necessidades e expectativas, através da capacidade funcional de cada idoso, garantindo melhor qualidade de vida.

É recomendado que o estudante tenha uma idade mínima de dezoito anos e que demonstre paciência e afeição pelo cargo. Geralmente durante o curso os alunos têm acesso a informações que podem facilitar otrabalho  diário, como por exemplo, conhecimentos sobre o idoso na sociedade brasileira, aspectos demográficos, perfil do idoso brasileiro, polínicanacional, prevenção, cuidados e situações de riscos, direitos e deveres dos idosos, assim como informações sobre o processo natural de envelhecimento.

O curso que está sendo oferecido no estado do Rio de Janeiro, faz parte do programa gratuita de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino  Técnico e Emprego (Pronatec). O programa está oferecendo cerca de 6.800 vagas em várias cidades do estado.  As vagas disponíveis são para alunos que fazem parte da rede pública de ensino e que estejam cursando até o segundo ano do ensino médio.

As vagas para o curso de cuidador de idosos estão sendo oferecidas nas cidades de: Casimiro de Abreu no Instituto Federal Fluminense, o curso acontecerá no período noturno e tem 25 vagas disponíveis. Em Campos dos Goytacazes no Instituto Federal Fluminense com 30 vagas para o período vespertino. No Rio De Janeiro no SENAC Irajá à tarde com 15 vagas e no IFRJ Campus Realengo durante a noite com 30 vagas. Há vagas também em Itaocara, Itaperuna, Petrópolis, e Teresópolis durante a tarde no SENAC, com 15 vagas para cada cidade.

Apesar de gratuito as vagas são limitadas, por isso o candidato interessado em garantir a sua vaga para o curso de cuidador de idoso tem até o dia dezoito de novembro para realizar a inscrição. As inscrições estão sendo realizadas através do portal do governo do Rio de Janeiro.  (Leia também sobre o Curso de web designer gratuito.)

Share

Deixe uma resposta

%d blogueiros curtiram isso: